28 fevereiro 2010

Avatar e a diversidade

Por:Agnes Maria

O filme Avatar tão famoso na mídia nos últimos tempos por ser uma super produção dos cinemas, e ser uma inovação no mundo cinematográfico, foi alem disso quando explorou em sua historia a diversidade cultural.

A historia do filme, é repleta de questões antropológicas, como o choque cultural entre povos diferentes. É fácil entender a situação quando comparamos com a historia que já ocorreu diversas vezes por todo o mundo, um exemplo claro é a chegada dos europeus no Brasil, povos indígenas nus, acostumados a tomar banho todos os dias, e em contra partida europeus coberto por roupas, fedidos e doentes após uma longa viajem, nessa situação quem era o estranho pra quem? Quem tiraria proveito de quem ?

Podemos perceber no povo de Pandora, na tribo chamada Na’ Vi, a mistura de todas as etnias oprimidas por todo o mundo, detalhe pequeno afinal são apenas as características dos personagens, mais torna-se um detalhe interessante por que é a partir dele que se pode fazer a junção do filme Avatar, no caso a ficção, para uma historia que se aproxima da nossa realidade a cada detalhe. Para começar a cor da pele já é diferente, os cabelos são todos de trança, os traços físicos dos nativos do planeta são traços negros, acredito que essa ênfase na diferença física, é mais uma grande sacada que completa o sucesso desse filme, quem gostou provavelmente se apaixonou pelos protagonistas, mesmo eles sendo azuis, enormes e de outro planeta.



LEIA TAMBÉM:

O Filme AVATAR Por: Fabio Alves