28 maio 2010

Alice no país das maravilhas (Alice in wonderland)

Por: Joyce Pinheiro

Um dos filmes mais esperados do ano não decepciona. Não tem como não saber que o filme é de Tim Burton, ele deixa sua marca em cada obra e conseguiu deixar a história com sua "marca" de forma brilhante. Nessa versão de Burton, tudo é o inverso do dito senso comum. Ser estranho é ir além dos limites da sociedade, Alice aparece abatida, com olheiras e despenteada. A parceria recorrente com sua esposa, Helena Boham Carter e Jonnhy Depp é receita de sucesso.

A história já é por si só encantadora e entre as várias interpretações das pessoas sobre o que ocorre com Alice no país das maravilhas, devo dizer que entrei na história e saí do cinema(que consegui assistir legendado e em 3D!!!) me sentindo a própria Alice, num mundo cheio de gente louca(rs!), com dúvidas como boa jovem de 22 anos que sou! A sensação de Alice de achar que não se encaixa me fazem indetificar-me com ela.

A obra surrealista de Charles Lutwidge Dodgson, sob o pseudónimo de Lewis Carrol é envolvente, com elementos de sonhos, cheia de enigmas(Lewis Carrol era matemático) e alusões satíricas. Vejo o que acontece com Alice como uma metáfora do que está ocorrendo em sua vida. O fato de ter que casar-se com uma pessoa "nada a ver", que ela não ama, a pressão da família(Alice vive na época Vitoriana), seus sonhos, dúvidas... tudo isso faz parte do universo dos jovens. Essa combinação com a imaginação de Tim Burton ficou maravilhosa e imperdível.

"Comece pelo começo, siga até chegar ao fim e então, pare".
Lewis Carrol em Alice no país das maravilha


Sinopse: Ao seguir um coelho branco, uma garota chamada Alice cai em um buraco que a leva para o País das Maravilhas, um lugar povoado por seres mágicos e dominado pela Rainha de Copas.

Diretor: Tim Burton
Roteiro: Linda Woolverton
Elenco: Mia Wasikowska (Alice), Helena Bonham Carter (Rainha Vermelha), Christopher Lee, Michael Sheen, Crispin Glover (Valete de Copas), Anne Hathaway (Rainha Branca), Matt Lucas, Alan Rickman (Lagarta), Johnny Depp (Chapeleiro Maluco), Eleanor Tomlinson (Fiona Chataway)



Por: Joy!
>>>O QUE ESCREVO<<<
email: joycepinheiro@hotmail.com