18 junho 2010

Uma África que busca o seu espaço

As marcas do passado estão presentes entretanto, há uma baita alegria e disposição para festejar a todo o momento.
Por: Leandro Gaignoux

Quando alguém lhe pergunta sobre o que sabe em relação a África, certamente você responde que é um continente devastado pela miséria, problemas sociais e injustiças, correto? Talvez esta seja a sua resposta pelo fato destes temas serem os que mais espaço tem na mídia internacional quando se fala deste povo. Por séculos foram obrigados a se submeter a uma política de exploração e violência por parte do colonizador europeu, que só viu a terra como mão-de-obra e matéria-prima em benefício próprio.

E a oportunidade de mudar esta “visão” foi dada, pela primeira vez os africanos serão sede de um grande evento esportivo de apelo mundial, tendo a oportunidade que para mostrar ao mundo uma África diferente do habitual e não estigmatizada. Esta missão coube aos sul-africanos, já que a África do sul é país mais estruturado e com condições de realizar este tipo de competição comparando com os demais.

Para se ter uma idéia do caldeirão de culturas que é a África do sul, basta fazer uma pesquisa sobre os idiomas oficiais do país e ver que são formados por doze no total, tendo cada uma sua particularidade e forma de pronuncia, deixando o turista que chega ao país, perdidinho no primeiro momento. Os negros são 79,3% da população, representando a maioria e se dividindo em diversas tribos, brancos tem 9,1%, indianos e colorados (como chamam os mestiços) possuem 11,6% do restante.

você está lendo #GaignouxNaCopa

É de se pensar que pelos sérios problemas vividos por esta nação como o Apartheid, política de segregação racial que esteve presente no país de 1948 até 1994, o sentimento de sofrimento e revolta ficasse enraizado, fazendo com que isto dificultasse convívios futuros. Dizer que as marcas do passado não estão presentes seria uma afirmação não muito verídica, entretanto é possível ver um povo historicamente oprimido com uma baita alegria e disposição para festejar a todo o momento. Exemplo disto é uma simples partida de futebol, onde torcedores se fantasiam e cantam o tempo todo, buscando a alegria e só querem saber de farrear, esquecendo as dificuldades que encontram no dia-a-dia.

Com os sul-africanos tendo a melhor estrutura no continente para sediar um mundial, mesmo assim algumas obras não foram finalizadas, com isso muitas críticas foram geradas por parte da imprensa internacional, pois a mesma questionava a capacidade dos africanos. Na minha opinião, o quesito empolgação não será tema de discussão, pois depois de um ano e meio que moro aqui, vejo nos africanos uma imensa vontade de mostrar ao resto do planeta a sua cultura.





Por: Leandro Gaignoux

#GaignouxNaCopa

>>>O QUE ESCREVO<<<