04 novembro 2010

Quem não gosta de samba...

Por Fernanda Moraes

Ele dispensa qualquer apresentação... E eu como boa suburbana não posso deixar de tocar no assunto.

É fato que o frio é bom,dá pra ficar em casa,comer coisinhas gostosas,ter boa companhia... Mas se vocês são como eu,vão concordar que não dá pra beber AQUELA cerveja geladérrima,ou aquele refrigerante,suco,enfim... a minha mão dói com a mistura de inverno e cerveja. De verdade.

Voltando ao assunto...Pro dia do Samba chegar ainda falta menos de um mês,mas eu PRECISO me antecipar e começar a comemorar! E quando eu falo de samba, é samba de roda,aquelas que acontecem domingo no subúrbio do Rio e fazem a minha alegria,não só a minha,mas de qualquer bom suburbano.

Roda de Samba "Criolice"-Padre Miguel


Tudo bem,nem todo mundo curte uma roda de samba,mas é preciso saber da história,ainda mais se você é negro, é um ritmo nosso, é a nossa história, era o único jeito que nossos ancestrais tinham pra se manifestar. É mais do que ritmo,mais do que só Madureira e Portela.

Eu tenho muito orgulho de ser negra, ter nascido na zona norte (mesmo não morando mais lá), de ser de axé, gostar e, acima de tudo, zelar pela cultura negra.

Sempre digo que suburbano se conhece de longe, se frequenta o Viaduto de Madureira então... Tudo bem que ali as coisas andam mudadas, mas o sentimento é o mesmo. E Madureira é reduto, Madureira é pique quilombo. Já parou pra pensar? ¬¬'

Pagode da Tia Doca-em 1979-Oswaldo Cruz.

É lá que todo dia sagrado tem uma roda de samba,seja na saudosa Tia Doca ou no Coração de Mãe. É isso, em Madureira sempre cabe mais uma roda de samba... que seja debaixo d'um relógio, domingo ás seis da manhã depois de um baile charme.

Você ainda não conhece? Não sabe quem é Tia Doca? Ainda não te apresentaram uma verdadeira roda de samba? Não faz mal algum, pra ir sambar eu sempre tô disposta, eu e a torcida do Flamengo inteira... Rs

Aproveita que a época boa tá chegando, a rua já tá ficando cheia, o sol vai voltar a queimar, o pessoal só tá na concentração esperando o cara do surdo dar a partida!

Dia 2 de Dezembro,dia sa-gra-do,nos encontramos por ai: No Ponto Chic, No samba no trem, em Madureira...

Vê se não esquece e me liga!
Beijos